Movimento União Rio:

Iniciativa da sociedade civil em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade

Cenário

Considerada uma das maiores iniciativas humanitárias do Brasil tanto em arrecadação quanto em mobilização de voluntários prestando assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade, Movimento União Rio surgiu em março de 2020, para minimizar — através de doações — os impactados da pandemia da covid-19. A ação atua em duas importantes frentes: saúde e comunidades e tem como único objetivo preservar vidas.  

 Na área de saúde, conta com a gestão financeira, operacional e técnica do Instituto da Criança e do Instituto Desiderata e conseguiu contribuir significativamente na segurança dos profissionais que atuam na linha de frente ao combate ao novo coronavírus. As várias entregas de equipamentos de proteção individual (EPI’s) a hospitais públicos ajudaram na proteção dos profissionais que prestam atendimento direto ao público, garantindo menor contaminação e evitando afastamentos. Além disso, boa parte dos recursos arrecadados foram investidos em reformas e ativações de leitos de UTI e enfermaria e na doação de equipamentos, como respiradores, monitores, ventiladores, entre outros.  

Já na frente comunitária, o Movimento União Rio é gerido pelo Banco da Providência, Instituto Phi e pelo Instituto Ekloos e vem ajudando as famílias em situação de vulnerabilidade social nas comunidades do Rio de Janeiro. Além de alimentação e material de limpeza, a iniciativa mantém distribuição de máscaras e álcool em gel. Idealizado como um movimento independente da sociedade civil carioca o Movimento União Rio une pessoas e organizações não governamentais, conectando cidadãos que querem doar de maneira eficaz e segura àqueles que mais necessitam de apoio. 

Em abril de 2020 foi iniciada a parceria com a Approach Comunicação e o Movimento União Rio a fim de dar visibilidade à iniciativa e, deste modo, engajar mais pessoas a apoiarem e doarem a causa. 

Estratégia

O principal desafio do Movimento União Rio era tornar as ações conhecidas pela opinião pública. Por isso, a Approach recebeu como meta a inclusão de 90 inserções jornalísticas no período de três meses. Por se tratar de um assunto de interesse geral e que poderia inspirar outras iniciativas, a estratégia de comunicação privilegiou a divulgação massiva dos números mais expressivos e chamar atenção para a causa.  A divulgação teve início com o lançamento da campanha #FormouEsperança. A ação no Cristo Redentor contou com uma projeção em homenagem aos profissionais de saúde e teve expressiva cobertura da imprensa nacional, chegando a até mesmo a ser destaque na imprensa internacional! 

Algumas entregas na área de saúde — como o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI’s) aos principais hospitais públicos da cidade do Rio de Janeiro — foram negociadas pontualmente para a divulgação exclusiva nos telejornais da TV Globo para, depois, a divulgação geral na mídia. 

Resultado

Como resultado da estratégia, o objetivo inicial de 90 matérias foi ultrapassado. Foram, no total, foram 455 inserções — cinco vezes mais o objetivo inicial — e um retorno de mídia estimado em mais de 16,4 milhões de reais. Além disso, o Movimento União Rio ficou conhecido nacionalmente, sendo citado não só em veículos do Rio de Janeiro, como também de outros estados, tornando-se referência em iniciativas voltadas à população vulnerável.

PRÊMIO

Prêmio Stevie Awards 2021 | Vencedora na Categoria Comunicações ou Campanha de Relações Públicas do Ano - Saúde

 
Anterior
Anterior

White Martins - #NossoCompromissoSalvaVidas

Próximo
Próximo

Pepsico - Campanha Doritos Rainbow no Rock in Rio